Franciele Volpatto

Franciele Volpatto

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, nesta terça-feira, o Projeto de Lei 3.715/19, que amplia a posse de arma no campo. A medida havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados em 21 de agosto. Bolsonaro confirmou a sanção diretamente do Palácio do Alvorada, onde despacha no primeiro dia de trabalho, após ter ficado afastado do cargo para a realização de uma cirurgia no abdômen, ocorrida no dia 8 de setembro.

Segundo o projeto aprovado pelo Legislativo, fica autorizada a posse de arma em toda a extensão de uma propriedade rural. A medida garante ao dono de uma fazenda, por exemplo, o direito de andar com uma arma de fogo em qualquer parte da propriedade. Até então, a posse só era permitida no perímetro da sede do imóvel rural.

Vaquejada
O presidente da República também sancionou outros três projetos de lei. Um deles é o PL que regulamenta as práticas da vaquejada, do rodeio e do laço no Brasil. O projeto é resultado da Emenda Constitucional 96 que, entre outros pontos, reconheceu a vaquejada como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro.

A emenda determinou a regulamentação da prática por uma lei específica, que assegure o bem-estar animal. De acordo com o Planalto, o texto, aprovado pelo Congresso em 20 de agosto, foi sancionado sem vetos pelo presidente.

A proposta aprovada define as modalidades reconhecidas como esportivas, equestres e tradicionais, como adestramento, o concurso completo de equitação, o enduro, o hipismo rural, as provas de laço e velocidade, a cavalgada, a cavalhada, o concurso de marcha, a corrida, as provas de rodeio e o polo equestre.

Violência doméstica
Jair Bolsonaro também sancionou o Projeto de Lei 2.438/19, que prevê a responsabilidade do agressor de ressarcir os custos dos serviços de saúde prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em situações relacionadas às vítimas de violência doméstica e familiar.

Segundo o texto aprovado, o agressor que, por ação ou omissão, causar lesão, violência física, sexual ou psicológica e dano moral ou patrimonial à mulher, fica obrigado a ressarcir todos os danos causados, inclusive os custos dos serviços de saúde prestados pelo SUS para o total tratamento das vítimas.

A medida entra em vigor em 45 dias.

Amamentação em concursos
O presidente da República ainda sancionou, sem vetos, o Projeto de Lei nº 3.220, de 2015, que estabelece o direito de as mães amamentarem os filhos de até seis meses de idade durante a realização de provas de concursos públicos na administração pública direta e indireta da União. De acordo com o texto, a mãe pode amamentar cada filho pelo período de trinta minutos a cada duas horas e o tempo utilizado na amamentação vai ser compensado durante a realização da prova. Para garantir o direito, a mãe deve fazer uma solicitação prévia à instituição organizadora do concurso.

Quatro taxistas suspeitos de atacar um motorista de aplicativo foram presos pela Polícia Civil na manhã desta terça-feira em Caçapava do Sul. Eles foram detidos durante o cumprimento de quatro mandados de prisão preventiva e outros seis mandados de busca e apreensão. Na ocasião, foram recolhidas três toucas ninjas, oito celulares, um notebook e um computador.

“Eles serão indiciados por tentativa de homicídio, roubo e associação criminosa”, adiantou o titular substituto da DP de Caçapava do Sul, delegado Laurence Moraes Teixeira. “Os quatro foram reconhecidos pela vítima”, destacou. De acordo com ele, as provas incluem testemunhas e imagens de câmera de monitoramento.

Outros seis indivíduos ainda não identificados também são suspeitos de atacar a vítima.  “A versão deles é que ocorreu uma briga generalizada, mas apenas a vítima teve lesões”, observou o delegado, ressaltando que os agressores usavam toucas-ninja. “Todos possuem antecedentes por crimes diversos, desde ameaças a lesões corporais”, ressaltou o investigador.

Um dos taxistas envolvidos na agressão é, também, vereador da cidade de Caçapava do Sul. Conforme o delegado Laurence Moraes Teixeira, o ataque ao motorista ocorreu na noite do dia 11 deste mês, na área central da cidade. Além do espancamento, a vítima teve roubado um celular e cerca de R$ 500,00 em dinheiro.

Segundo ele, os taxistas manifestam inconformidade com o transporte por aplicativo que está em vias de ser regulamentado. O inquérito prossegue ainda com diligências, oitivas e aguardo de laudos periciais.

Na tarde desta segunda-feira, dia 16 de setembro, uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Brigada Militar de Jaguari, coordenada pela Delegada de Polícia Elisandra Mattoso Batista localizou e apreendeu armas de fogo, diversas munições, drogas, e diferentes objetos produtos de furto na cidade de Jaguari.

A partir de informação recebida pela Polícia Civil, foi diligenciado ao local com apoio da Brigada Militar, e, em busca em vasta área de campo no bairro Consolata, os policiais encontraram os objetos escondidos dentro de um canavial.

Foram apreendidas uma espingarda calibre .32, uma arma de pressão modificada para disparar munição de fogo, munições de diversos calibres, insumos para munição, bem como 211g de maconha, 75g de crack, 30g de cocaína e quatro balanças de precisão, além de uma motosserra, fios de cobre, um conjunto de pia banheiro, e um conjunto de vaso sanitário, sendo, estes últimos, recentemente furtados no mesmo bairro. A Polícia Civil instaurou um inquérito policial para apurar os fatos.

 

Fonte: Serviço de Comunicação Social da 21DPRI/Santiago

 

Na manhã desta segunda-feira (16) no Km 241 da BR 392, ponte sobre o Arroio Irapuá em Caçapava do Sul, a PRF atendeu um acidente de trânsito que causou uma morte.

Os PRFs verificaram que o acidente ocorreu quando o GM Zafira emplacado em Santa Maria transitava no sentido Caçapava do Sul/Santana da Boa Vista quando colidiu no guard rail do lado direito e nas guardas de proteção da ponte do lado esquerdo saindo de pista e parando capotado em baixo da ponte. Chovia no momento do acidente, a água na pista e o excesso de velocidade podem ser as causas do acidente.

O condutor de 50 anos morreu no local. Os passageiros de 31 e 39 anos foram atendidos pelo SAMU e encaminhados o hospital de Caçapava do Sul. Os ocupantes eram de Santa Maria.

www.http://dpsul.com.br

O prefeito Jorge Pozzobom e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, participaram, na manhã desta segunda-feira (16), da abertura do 2º Congresso Aeroespacial Brasileiro (2º CAB). O evento ocorreu no auditório Wilson Aita, no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Augusto Moura, bem como o reitor Paulo Afonso Burmann e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, estiveram presentes.

O reitor Burmann disse que a presença do ministro foi uma distinção muito especial para a UFSM.

“Receber uma pessoa tão expressiva na sua área, como é o ministro Marcos Pontes, é especial. É uma verdadeira homenagem para o curso de Engenharia Aeroespacial. Sabemos que ele teve uma passagem por Santa Maria, tendo atuado na antiga Base Aérea de Santa Maria, e com um filho nascido na cidade”, disse, agradecendo.

Já o presidente da Agência Especial Brasileira, Carlos Augusto Moura, sinalizou que o setor aeroespacial começa, no Brasil, a despontar, razão pela qual são necessárias pessoas como as que estavam presentes no congresso.

“Precisamos de gente prestativa e laboriosa. O setor sempre foi dependente das iniciativas governamentais, e isso começa a mudar”, disse Moura.

Por fim, o ministro Carlos Pontes ministrou a palestra “A Relevância do Setor Aeroespacial para o Brasil”, tendo relatado a sua trajetória até ter se tornado o primeiro astronauta brasileiro a participar de uma missão espacial.

“Vivemos um momento difícil no país, principalmente por conta da crise econômica. Apesar disso, o setor aeroespacial traz possibilidades. Temos nos esforçado para isso”, afirmou o ministro.

Na avaliação do prefeito Jorge Pozzobom, receber o ministro em Santa Maria reafirma o potencial do município em diferentes áreas do conhecimento.

O evento

O II CAB segue até o dia 19 de setembro e a programação completa está aqui. O tema deste ano é “Debates e Diálogo entre os Atores do Setor Aeroespacial Brasileiro”.

Estarão abertas nos dias 17 e 18 de setembro, terça e quarta-feira, as inscrições para contratação temporária de um psicólogo para atuar no CRAS e na Casa da Criança e do Adolescente de São Pedro do Sul.

As inscrições podem ser feitas das 8h às 14h na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que fica no Centro Administrativo, na Rua Floriano Peixoto, 222. São exigidos como requisitos para inscrição a entrega de currículo documentado no qual conste, obrigatoriamente, o comprovante de escolaridade, o comprovante de registro no conselho profissional e comprovante de regularidade perante o conselho.

A seleção será feita pelos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social, mediante a atribuição de pontuação aos títulos apresentados.

A carga horária do contratado será de 35 horas semanais e a remuneração mensal será de R$ 3.229.

O resultado será divulgado no dia 23 de setembro, através da publicação de novo edital, sendo facultado aos candidatos à interposição de recurso no prazo de 24 horas, protocolado junto à Secretaria de Desenvolvimento Social.

Um grave acidente entre dois automóveis e um caminhão resultou na morte de duas pessoas em São Vendelino, no Norte do Estado. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), uma colisão frontal ocorreu no início da manhã desta segunda-feira, no km 12 da ERS 446.

As circunstâncias do acidente ainda estão sendo apuradas. Conforme a polícia, um homem, uma mulher e um cão, que estavam no Fiat Punto morreram no local. Já o condutor do caminhão foi socorrido pelos Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa para o hospital do município. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos passageiros do outro veículo de passeio.

A rodovia, de pista simples, tem trânsito parcialmente bloqueado. A perícia ainda é aguardada.

Fonte: CP

www.htpp://dpsul.com.br

A Ala 4, antiga Base Aérea de Santa Maria, sediará a tradicional Expoaer 2019 em 6 de outubro, das 10h às 18h, com programação repleta de atrações para mostrar à população as atividades exercidas pela Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria. A Prefeitura é apoiadora institucional do evento junto com a 3ª Divisão de Exército (3ª DE).
 
Quem for ao evento poderá conversar com os militares, saber mais sobre as formas de ingresso na FAB, conhecer um pouco sobre as Organizações Militares que compõem a estrutura da Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria, além de conferir exposições estáticas de aeronaves que proporcionarão a oportunidade de a comunidade contemplar, in loco, aeronaves, equipamentos militares disponíveis e o adestramento operacional do efetivo. Dentro da programação da Expoaer, haverá apresentações de aeromodelismo, demonstração de cães de guerra, exposição de veículos militares do Exército Brasileiro e da Associação Cultural Museu Militar de Panambi (RS) e exposição de veículos antigos. Também haverá a participação de uma unidade da Marinha do Brasil com uma aeronave do tipo Esquilo e um simulador de Passadiço. A Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros também terão participação no evento.
 
A Ala 4 contará com praça de alimentação, tendas institucionais dos esquadrões aéreos, espaço infantil e áreas para estacionamento. Neste ano, não haverá demonstração aérea do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, em virtude da incompatibilidade de agenda operacional.
 
A entrada da Eexpoaer é gratuita e sem a prévia retirada de ingressos. Porém, a lotação será limitada. O acesso será realizado exclusivamente pela Rua Augusto Severo, com acesso ao Aeroporto de Santa Maria. O evento também tem cunho social, já que a Ala 4 incentivará os visitantes a doar alimentos não perecíveis. Os alimentos arrecadados serão distribuídos a instituições de caridade cadastradas pela Seção de Serviço Social da Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria.
 
A Expoaer é um evento tradicional em Santa Maria que tem caráter cívico-social e o propósito de abrir por um dia as portas da Força Aérea Brasileira (FAB) à população, possibilitando uma maior aproximação entre a instituição e a comunidade. Informações: (55) 3220-3310, (55) 3220-3311 e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .
Uma iniciativa que visa garantir a segurança de usuários do Aeroporto de Santa Maria tem encerramento nesta sexta-feira (13). Desde o começo desta semana, os 21 servidores da Prefeitura que prestam serviços no aeroporto passaram por diferentes avaliações dentro da Operação Voo Livre. As atividades ocorreram em conjunto com a Polícia Federal, a Ala 4, a Brigada Militar e a Receita Federal, além da Guarda Municipal.
 
“Foram realizadas avaliações de toda a equipe que faz parte da segurança do Aeroporto Municipal, com testes no sistema de inspeção de pessoas nos pontos de controle de acesso às salas de embarque e nos pertences de mão, simulações de interferências com busca de entorpecentes e identificação de veículos no estacionamento, entre outras ações”, explica o gerente de Segurança Operacional do Aeroporto, Aleques Martins.
 
Os servidores foram submetidos a testes em que supostos passageiros tentavam embarcar com cartões vencidos, réplica de armas e artefatos simulando bomba. Também foram usados cães farejadores nas ações. As atividades fazem parte do Controle de Qualidade da Agência Nacional de Aviação Civil (AVSEC), atendendo exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e certificando o local como seguro. Esta é a segunda vez que a Operação Voo Livre é realizada no Aeroporto Municipal. A primeira ocorreu durante preparativos para os Jogos Olímpicos de 2016.
 

Colorido com as cores da Bandeira do Rio Grande do Sul, o Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira foi palco de uma bonita celebração crioula para homenagear a Semana Farroupilha no mês de setembro. Centenas de devotos compareceram ao Santuário para a celebração que aconteceu na manhã de segunda-feira, dia 16 de setembro.

A Missa que foi transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão e Rádio Medianeira 102.7 FM, recebeu peões e prendas de todas as idades que juntos valorizaram a cultura gaúcha com fé e devoção através do Projeto de Evangelização da Arquidiocese de Santa Maria.

No início da celebração, peões e prendas levaram ao altar os símbolos do Rio Grande do Sul que foram abençoados ao som de cantos próprios das Missas Crioulas, entoados pelo Coral de Nova Palma, coordenado pelo Padre Saulo Faccin, da Paróquia Santíssima Trindade que neste ano comemora seu centenário. Entre os símbolos levados até o altar, esteve a cuia, a erva-mate, o laço, as facas e o relho, que somados ao pão e vinho, símbolos da Eucaristia e alimento de Cristo foram abençoados durante a celebração.

A celebração foi presidida pelo Reitor do Santuário Basílica e Vigário Geral da Arquidiocese de Santa Maria, Pe. Ruben Natal Dotto.

Em sua fala, Pe. Dotto saudou e agradeceu a presença dos integrantes da 13ª Região Tradicionalista, a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, de Júlio de Castilhos, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Restinga Seca, integrantes da Paróquia São José de Itaara que participaram da celebração, bem como aos demais devotos da Mãe Medianeira.

O religioso ressaltou a importância de cultivar as tradições e religiosidade do povo gaúcho dando ênfase aos princípios tradicionalistas que devem ser ensinados e praticados pelas famílias com seus filhos desde pequenos.

O Padre também aproveitou para mais uma vez convidar os devotos para a 76ª Romaria Estadual da Medianeira, o maior evento religioso do Sul do Brasil que acontece no dia 10 de novembro de 2019 em Santa Maria que está sendo preparado pela comissão organizadoras com muita alegria, carinho e expectativas.

Ao final da celebração, o padre celebrante chamou as Bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul, Munícipio e das entidades tradicionalistas para serem abençoadas em frente ao altar.

A próxima Missa do Projeto de Evangelização da Arquidiocese de Santa Maria acontecerá no dia 21 de outubro, às 09h, com transmissão ao vivo pela Rede Vida e Rádio Medianeira 102.7, FM diretamente do Santuário Basílica da Medianeira.

 

Franciele Volpatto/Jornal Regional Águas da Serra

O Regional é um site de Entretenimento, Esportes e Alimentos. Aqui você pode obter as últimas notícias da sua região, estado e do mundo inteiro rapidamente.

Contato e-mail

Galeria de Fotos